Vida sem glúten
Quem tem Doença Celíaca, que é a intolerância permanente ao glúten, pode ter constipação, barriga inchada, anemia, diarreia e outros problemas de inflamação no intestino. O organismo do celíaco não digere as moléculas do glúten, que é uma proteína: “Quando isso ocorre, você vai ter moléculas não digeridas no sangue. Nossas células de defesa veem isso como um agressor e a longo prazo você pode desenvolver inflamações crônicas, artrose e até obesidade”, explica a nutricionista Andréa Santa Rosa.
Para Andréa, uma dieta totalmente sem glúten só deve ser feita por pessoas que sofrem com a doença: “Nenhum radicalismo é interessante. Se a pessoa não for intolerante, eu aconselho tirar o glúten apenas por um período e voltar posteriormente fazendo uma dieta de rotação.”
Ainda segundo Andréa, uma das maiores dificuldades em manter a dieta sem glúten é ter uma vida social normal: “Hoje em dia, temos muitos produtos sem glúten, mas é difícil encontrar alimentos assim em restaurantes. Você não consegue sustentar isso por muito tempo a não ser que seja de fato intolerante. Você se exclui da vida social.”