Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de julho de 2011


Meu primeiro bolo sem glútem homenagem a minha amiga Andreia que me apresentou essa delícia de bolo.
Quando soube sobre a doença celíaca, no meio de tantas angústias sem saber o que comer, pensei, a partir de hoje, a maior parte da minha alimentação terei que preparar em casa, principalmente para o café da manhã, e o lanche da tarde.
Então comecei a nomear os produtos que não contém glúten e um deles é a milharina que entre outras coisas, se faz bolos deliciosos.

Receita:

Bolo de milharina

Ingredientes:

-Nove colheres de milharina
-Três claras em neve
- Uma lata de milho verde
- As três gemas das claras
- Uma xícara e meia de açúcar
- Meio copo de óleo
- Um vidro de leite de coco
- Duas colheres (sopa) de leite em pó 0% lactose pode ser o leite de soja (opcional).

Preparo:

Bata o milho verde com a água no liquidificar e reserve (pode ser duas espigas de milho com um pouco de água).
Numa vasilha onde você irá preparar o bolo, coloque as gemas, o açúcar, e o óleo misture bem, em seguida acrescente o leite de coco, e o leite em pó, sem parar de mexer acrescente o milho verde, a milharina e por último às claras em neve.
Unte uma forma de tamanho médio pode ser retangular, redonda ou com furo no meio, no caso dos celíacos, unte com amido de milho, farinha ou amido de arroz, etc., mas se você não tiver intolerância ao glúten, use farinha de trigo normalmente.



terça-feira, 26 de julho de 2011

O glútem a lactose e os remédios.

Olá pessoal, Boa noite!
Hoje, quero falar sobre mais uma coisa que fiquei sabendo a respeito do glútem, a lactose e medicações.
Esta semana tive um problema na coluna, e durante a consulta , o médico como de costume me perguntou, se tenho alergia a antiflamatórios, na verdade tenho alergia a vários, mas, falarei sobre isso em outra oportunidade, então falei para ele sobre a intolerância ao glútem e a lactose.
E ele me falou que é importante falar sobre isso nas consultas, pois, contém lactose na maioria das cápsulas dos remédios, e o glútem na composição dos comprimidos, por isso o médico deve ser informado para tomar as devidas providências.
Esse é um cuidado que têm que ser tomado, também com os remédios manipulados avisando na hora de fazer o pedido.
Por hoje é só pessoal, espero ter passado um pouco sobre o que acabei de aprender.
Obrigada!

domingo, 24 de julho de 2011

Olá pessoal!Boa noite, tudo bem?

Hoje, quero fazer uma homenagem a minha querida amiga Simone, que têm acompanhado de perto, a minha trajetória, nesse momento, com a foto desses pãezinhos de queijo que acabei de fazer... Beijos Si, te paço a receita depois.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Estou cuidando de mim...
Olá pessoal, boa noite!
Hoje, foi o meu primeiro retorno com o gastroclínico Dr. Artur A. Pereira, desde que, soube da doença.
Aproveitei o momento para esclarecer algumas dúvidas e embora tenha confirmado que a dieta sem glúten é “para sempre”, fiquei feliz, em saber que está tudo bem, a anemia foi embora e eu me sinto muito bem, graças à Deus obrigada.
Quero aproveitar a oportunidade para agradecer também ao Dr. Artur que graças ao seu comprometimento com a saúde de seus pacientes, descobriu esse problema que me acomete há anos. Até mais...

terça-feira, 19 de julho de 2011

Olá pessoal! Tudo bem?
Hoje, comi o meu primeiro chocolate 0% glúten e 0% lactose, gostei! É de uma marca famosa, sabe aquelas que a gente encontra no shopping, agora já sabem, ninguém mais têm desculpas para não me dar chocolates de presente, RS.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Novas Possibilidades ! ! !

Boa noite!

Hoje quero falar com vocês, um pouco sobre meus novos hábitos de alimentação.
Quando soube que não podia comer nada que contém glúten, primeira coisa que pensei foi, o que eu vou comer no café da manhã?
Então resolvi passar no supermercado, pra comprar algumas coisinhas, mas, para minha surpresa tudo o que peguei naquele dia continha glúten. Então voltei pra casa sem comprar nada e fiquei depre.

Daí fiz uma lista das possíveis coisas que poderia comer, e coloquei na porta da geladeira,rs rs rs... e quando dei conta, tudo o que havia naquela lista eram coisas que gostava, mas sempre deixava de come-las, pra comer sempre as mesmas coisas sem pensar em variar.
Você já pensou em comer canjica no café da manhã?
Ou uma tapioca com queijo?
Que tal um cuzcuz baiano?
Ou quem sabe uma mandioca cozida, ou batata doce,
E pro lanche da tarde?
Que tal milho cozido com margarina?
Ou um bolo de milharina com milho verde, e leite de coco?

Bom pessoal,por hoje é só, volto outra hora pra continuar falando sobre essa minha nova fase, espero que tenham achado pelo menos uma coisa interessante.
Olá pessoal! Tudo bem?

A cerca de três meses fiquei sabendo ter intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada e malte

Vejam só que “ironia” do destino, depois de ter intolerância a lactose, encontrada no leite e derivados, também não poder comer “pãozinho”, pães e bolos em geral. Não poder tomar uma cervejinha e comer chocolate, é mole ou quer mais? rs, mas, já que “o que não têm remédio remediado esta”, resolvi levar na esportiva e divulgar esse problema aos amigo, pois, já tinha ouvido falar dessa doença mas nunca parei para me informar sobre.

Em síntese:

"A doença celíaca é uma condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado. É uma intolerância permanente ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte."

"A doença celíaca é considerada uma desordem autoimune, na qual o organismo ataca a si mesmo. Os sintomas podem surgir em qualquer idade após o glúten ser introduzido na dieta."

Essa doença pode causar vários sintomas tais como diarréia crônica, prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade e pouco ganho de peso, também anemia por deficiência de ferro, entre outros, ou sem nenhum sintoma.

Em crianças, atraso do crescimento e da puberdade, e tanto em criança quanto em adulto pode levar anos para ser diagnosticada, no meu caso sentia desconforto abdominal, sensação de empachamento, irritabilidade e anemias constante, e depois de muitos exames de sangue e até mesmo passar em hematologista, um gastroclinico diagnosticou a doença, através de endoscopia com biópsia, um procedimento seguro para revelar possíveis “protusões e vilos” na parede do intestino delgado, impedindo a absorção dos nutrientes. daí, as anemias constante.

Os sintomas podem desaparecer cerca de 06 a 12 meses, após o início da dieta, no caso das crianças voltam a crescer novamente, mas a dieta sem glutén deve ser seguida pelo resto da vida, pois ela pode voltar a qualquer momento.


Quem corre o risco de contraí-la?

Pessoas que têm diabetes do tipo 1 doença autoimuni da tireóide, síndrome de Tuner, síndrome de Willians ou parentes com a doença celíaca, você pode contrair a doença mesmo sem fazer parte do grupo de risco.

Texto extraído da internet da Fenacelbra (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil)