Olá pessoal! Tudo bem?
A cerca de três meses fiquei sabendo ter intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada e malte
Vejam só que “ironia” do destino, depois de ter intolerância a lactose, encontrada no leite e derivados, também não poder comer “pãozinho”, pães e bolos em geral. Não poder tomar uma cervejinha e comer chocolate, é mole ou quer mais? rs, mas, já que “o que não têm remédio remediado esta”, resolvi levar na esportiva e divulgar esse problema aos amigo, pois, já tinha ouvido falar dessa doença mas nunca parei para me informar sobre.
Em síntese:
"A doença celíaca é uma condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado. É uma intolerância permanente ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte."
"A doença celíaca é considerada uma desordem autoimune, na qual o organismo ataca a si mesmo. Os sintomas podem surgir em qualquer idade após o glúten ser introduzido na dieta."
Essa doença pode causar vários sintomas tais como diarréia crônica, prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade e pouco ganho de peso, também anemia por deficiência de ferro, entre outros, ou sem nenhum sintoma.
Em crianças, atraso do crescimento e da puberdade, e tanto em criança quanto em adulto pode levar anos para ser diagnosticada, no meu caso sentia desconforto abdominal, sensação de empachamento, irritabilidade e anemias constante, e depois de muitos exames de sangue e até mesmo passar em hematologista, um gastroclinico diagnosticou a doença, através de endoscopia com biópsia, um procedimento seguro para revelar possíveis “protusões e vilos” na parede do intestino delgado, impedindo a absorção dos nutrientes. daí, as anemias constante.
Os sintomas podem desaparecer cerca de 06 a 12 meses, após o início da dieta, no caso das crianças voltam a crescer novamente, mas a dieta sem glutén deve ser seguida pelo resto da vida, pois ela pode voltar a qualquer momento.
Quem corre o risco de contraí-la?
Pessoas que têm diabetes do tipo 1 doença autoimuni da tireóide, síndrome de Tuner, síndrome de Willians ou parentes com a doença celíaca, você pode contrair a doença mesmo sem fazer parte do grupo de risco.
Texto extraído da internet da Fenacelbra (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário