Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dr. Artur A. Pereira Médico Gastroclínico do HSPM


 Hoje em consulta com o Dr. Artur, tirei algumas dúvidas, queria saber se ele tem muitos pacientes com intolerância ao glúten e a doença celíaca, ele me reportou ter alguns casos sim, e que apesar de não ser tão fácil de ser diagnosticado, hoje em dia já se pode dar esse diagnóstico com segurança, pois, a maioria dos pacientes vinham de uma maratona de sintomas clínicos e de exames variados que, muitas vezes não davam grandes moléstias. 


Mas as queixas continuavam levantando suspeitas de problemas neurológicos, e que apesar dos tratamentos, não resolviam os problemas desses pacientes e desde então os profissionais destas patologias, do HSPM (Hospital do Servidor Publico Municipal) começaram a pensar na possibilidade da intolerância ao glúten e da doença celíaca e pedir a endoscopia com biópsia do intestino delgado. Após o diagnóstico e a restrição do glúten, os pacientes apresentaram uma melhora significante.


Ele também me reportou da dificuldade que os pacientes têm em fazer a dieta pela falta de acessibilidade aos produtos e a situação financeira, concluo que " A maioria das pessoas com a Doença celíaca e a Intolerância ao Glúten, infelizmente as vezes se vêem  submetidas a conviver com a doença sem fazer a dieta e correr o risco de maiores complicações".

segunda-feira, 23 de julho de 2012


Veja os 14 melhores e piores alimentos para a digestão
02 de Julho de 2012  08h04  atualizado às 08h09

Conheça os melhores e piores alimentos para a digestão Foto: Getty Images
Conheça os melhores e piores alimentos para a digestão
Foto: Getty Images
Azia, gases, diarreia... quem nunca sofreu desses inconvenientes depois de ingerir algum alimento específico? Isso pode acontecer porque o organismo humano tem mais dificuldade para digerir alguns alimentos, mas, em contrapartida, também tem mais facilidade para processar outros. Para diminuir os riscos de desconfortos, o site da revista Health listou os 14 melhores e piores alimentos para a digestão. Veja abaixo:
Os piores
1. Comidas gordurosas e frituras: podem causar azia e outros desconfortos. "O corpo não consegue dar conta de tudo isso de uma só vez", explicou Jessica Anderson, especiallista em diabetes na Texas A&M Health Science Center Coastal Bend Health Education Center. Além disso, pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável devem evitá-las, pois elas causam problemas digestivos.
2. Pimenta chili: pode irritar o esôfago e causar desconforto. Também é um problema para quem sofre da síndrome do intestino irritável ou de azia crônica, disse Tim McCashland, gastroenterologista da University of Nebraska Medical Center.
3. Laticínios: todo mundo precisa incluir o cálcio na dieta e uma maneira fácil de consumi-lo é ingerindo laticínios, como leite e queijo. Mas, para quem sofre de intolerância à lactose, esses alimentos podem causar diarreia, gases e até inchaço abdominal.
4. Álcool: o álcool relaxa o corpo e, por isso, também relaxa o esfíncter esofágico, o que pode causar refluxo e azia. Ingerir álcool também pode impedir que nutrientes sejam absorvidos pelo organismo, além de causar diarreia. No entanto, se você não tem problemas gastrointestinais, doses moderadas de álcool não devem causar problemas do tipo. A sugestão é dois drinques por dia para os homens e um para s mulheres.
5. Frutas com sementes pequenas: são ótimas para a saúde, mas as que têm pequenas sementes podem causar problemas para quem sofre de diverticulite. "A teoria é que as sementes obstruem canais do intestino e podem causar inflamações ou infecções", explica McCashland.
6. Chocolate: um estudo de 2005 sugere que o chocolate pode ser um problema para quem sofre da síndrome do intestino irritável. Mas o chocolate em si pode não ser o vilão, afinal, para quem tem intolerância à lactose, o verdadeiro problema é a quantidade de leite que o produto contém. Além disso, chocolate também traz cafeína, que pode causar inchaço abdominal e diarreia.
7. Café, chá e refrigerantes: chás, café e bebidas carbonatadas dilatam o esfíncter esofágico, que mantém o ácido estomacal preservado, e como também atuam como diuréticos, podem causar diarreia. Bebidas cafeínadas podem ser um problema em especial, principalmente para pessoas que sofrem de refluxo.
Os melhores
8. Milho: rico em fibras, o milho pode ser bom para regular o intestino, entre outros benefícios. No entanto, entre as fibras que contém está a celulosa, um tipo que o organismo humano não consegue digerir facilmente. "Nossos ancestrais podiam quebrá-las com os dentes, maiores e mais fortes. Por isso, se você mastigar o milho por mais tempo, é capaz que consiga digeri-lo com menos dificuldades", explica Anderson. No entanto, se engolir com pressa, o milho pode causar gases e até dores abdominais.
9. Iogurte: o corpo humano abriga muitos tipos de bactérias, que ajudam na digestão. E alguns iogurtes também contêm tipos de bactérias saudáveis, que podem facilitar o processo. "O iogurte pode reabastecer a flora intestinal, por isso, é considerado saudável", falou McCashland.
10. Kimchi: é um prato típico coreano feito à base de repolho, rabanete, cebola e vários temperos. No entanto, o repolho é o principal ingrediente e promove o desenvolvimento de bactérias saudáveis no cólon. Além disso, o repolho é também um tipo de fibra que não precisa ser digerida, poupando o intestino e mantendo seus movimentos regulares. Mas, o prato típico também tem contraindicações: por ser apimentado, deve ser evitado por quem tem problemas com o ingrediente.
11. Carnes magras e peixes: carnes magras, como frango e peixe, são mais fáceis para o organismo digerir. "Carne vermelha tende a ser mais pesada, por isso, o corpo humano lida muito melhor com carnes magras", explicou Anderson. Além disso, frango e peixe não estão associados ao risco de câncer de cólon, como a carne vermelha.
12. Grãos integrais: grãos integrais, como arroz e aveia, são boas fontes de fibra, que ajudam na digestão. "O corpo precisa de 20 a 30 gramas de fibras por dia", alertou Anderson. As fibras também ajudam a manter os níveis de colesterol baixos, mas podem causar inchaço abdominal e gases. Além disso, são proibidas para quem sofre de doença celíaca ou intolerância à gluten.
13. Banana: se você acabou de sair de uma crise de diarreia, a banana pode ser uma ótima aliada, já que ajuda a regular os movimentos do intestino. A fruta também repõe o estoque de potássio e contém fibras. "Uma banana por dia é ótima pedida", recomendou Anderson.
14. Gengibre: o gengibre é usado há muitos e muitos anos para aliviar náuseas, vômitos, enjoos, gases, perda de apetite e cólica. Mas é melhor não exagerar na dose. Em excesso, o gengibre pode causar azia.
Terra

sábado, 14 de julho de 2012

Viver sem Glúten: Cataratas e Doença Celíaca!

Viver sem Glúten: Cataratas e Doença Celíaca!: Doença celíaca relacionada com aumento do risco de cataratas Estudo publicado no “American Journal of Epidemiology” 13 Julho 2011   |  Part...

Viver sem Glúten: Sindrome do Pânico x Doença celíaca

Viver sem Glúten: Sindrome do Pânico x Doença celíaca: Doença celiaca Os ataques de pânico  na doença celíaca, de acordo com levantamento esses pacientes são mais propensos a sofrer los. Os at...

Viver sem Glúten: NovosTratamentos para Doença Celíaca !

Viver sem Glúten: NovosTratamentos para Doença Celíaca !: Novos tratamentos para a Doença Celíaca Uma dieta isenta de glúten para toda a vida é o único tratamento para a Doença Celíaca. Qualquer...

Viver sem Glúten: O Glúten e a genética!

Viver sem Glúten: O Glúten e a genética!: O glúten e os genes  

Imagem retirada da Net
Aquando do diagnóstico do Lucas, a minha mãe marcou uma consulta com uma médica gas...

Viver sem Glúten: Sintomas Neurológicos da Doença Celíaca !

Viver sem Glúten: Sintomas Neurológicos da Doença Celíaca !: Este texto está traduzido do espanhol para o português. Terça-feira agosto 16, 2011 Sintomas neurológicos da doença celíaca A doença ce...

Viver sem Glúten: Medicamentos e o Glúten !

Viver sem Glúten: Medicamentos e o Glúten !: Glúten nos Medicamentos Conversando com a comunidade viva sem glúten tenho aprendido muita coisa e uma delas é que devemos sempre tomar cui...

Viver sem Glúten: Alimentos que não pode faltar na mesa dos Celíacos...

Viver sem Glúten: Alimentos que não pode faltar na mesa dos Celíacos...: Por Tati Fischer Sempre que retiro o glúten e/ou o leite da dieta dos meus pacientes as primeiras dúvidas que surgem são “Mas o que eu vou ...

Viver sem Glúten: TESTE PARA DETECÇÃO DE GLÚTEN EM ALIMENTOS!

Viver sem Glúten: TESTE PARA DETECÇÃO DE GLÚTEN EM ALIMENTOS!: Ensaio   Glúten   EZ   tem sido   validados e certificados   de desempenho   como um   método testado   sm   (#   051101 ) pelo  Instituto ...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sopa de macarrão de arroz com feijão

1 cebola pequena
1 dente de alho grande
1 tomate maduro (grande sem pele sem sementes)
1 colher (sopa) de óleo de milho
pimenta e cominho a gosto
sal a gosto
salsinha e cebolinha a gosto
1 cara de tamanho médio
1 cenoura tamanho médio
2 conchas de feijão
1 punhado de macarrão de arroz (linha oriental Bifum)
Aqueça o óleo frite a cebola  o alho e o tomate. Em seguida acrescente o cara e a cenoura refogue um pouco e acrescente água fervendo tempere com a pimenta o cominho e o sal e deixe cozinhar. Enquanto isso bata o feijão no liquidificador com um pouco de água, despeje na panela e continue a ferver até que os legumes cozinhem. Feito isso coloque o cheiro verde e o macarrão mexa bem para soltar  desligue a panela e espere um pouco para o macarrão amolecer.
 bom apetite!
PS. dedico esta sopa a minha amiga Janete Fratin que me apresentou o macarrão.






terça-feira, 10 de julho de 2012

Bolo delicioso

-1/2 xícara de polvilho doce
-2 xícaras de farinha de arroz
-1 e 1/2 colher (sopa)  de fermento
-1 colher chá de sal
-1 e 1/2 xícara (chá) de açucar
-1/2 xícara (chá)  de margarina light
-3/4 xícara (chá) de leite
-1 xícara (chá)de abacaxi picadinho
- 3 ovos inteiros
Peneire juntos a farinha, o polvilho, o fermento e o sal. Bater em creme a margarina com o açucar. Juntar os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adição. Acrescentar os ingredientes secos, alternando os com o leite. junte o abacaxi. Misturar tudo muito bem colocar em forma de formato de sua preferência e tamanho médio. Assar em forno moderado por 35 minutos. Bom apetite!
Variação maça.